segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Métodos Matemáticos da Economia

Utiliza-se  Cálculo Diferencial e Integral,  Cálculo Avançado, para funções de várias variáveis, Cálculo de Diferenças Finitas de várias variáveis, e equações diferenciais. Para modelos mais sofisticados utiliza-se matemática estatística.

Depois de definido um modelo matemático, os problemas típicos são os de maximização ou de minimização.  Por exemplo, calibrar o sistema para máximo lucro, mínimo custo, máximo de vendas, máximo bem-estar, etc. 

Ao se estudar um dado sistema econômico, considera-se certas variáveis x1, … , xn  (quantidades de produtos),  p1, … pn  (preços de produtos), dentre outras,  relações entre essas variáveis,  restrições de domínio de variáveis, etc. Algumas variáveis são independentes, por exemplo, as x1, .., xn, e outras são dependentes, por exemplo, custo de produção de um dado produto de uma fábrica. 

Definido o sistema ou o modelo matemático-econômico, com as funções características a serem maximizadas ou minimizadas, utiliza-se o arsenal matemático para se resolver os problemas pertinentes. 

P.S. O arsenal matemático utilizado aprende-se em um curso de Cálculo Diferencial e Integral nos dois primeiros anos de um curso de Matemática,  num curso de Equações Diferenciais Ordinárias no segundo ano do curso de Matemática, Equações Diferenciais Parciais no quarto ano do curso de Matemática, e Cálculo Avançado na pós-gradução de Matemática.   Além disso, é necesário alguma Álgebra Linear para a solução de sistemas lineares, aprendida nos dois primeiros anos de Matemática. 

P.S. Na prática, como  modelos matemático-econômicos razoáveis  têm centenas de variáveis, os cálculos manuais são quase que impossíveis de serem efetuados. Recorre-se então a softwares especializados. 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Aquecimento Global – Propostas para reduzí-lo

  1- Plantio de árvores.  Frutíferas para alimento, árvores para madeira para ser utilizada como material de construção e móveis. Em último caso, árvores de crescimento rápido, tais como as variedades de eucaliptus.  Toda ação que contribua para mais alta eficiência de suprimento de alimentos ou de materiais é positiva.

  2- Diminuição de emissão de esgoto e outros poluentes  nos rios, mares e oceanos. A conservação do equilíbrio  biológico dos oceanos e mares é essencial para produção de oxigênio, e retirada de CO2 da atmosfera.  O plâncton dos oceanos é responsável por uma parcela considerável da absorção de CO2 e produção de oxigênio da atmosfera.

  3- Substituição de combustíveis  de origem fóssil por energias alternativas: energia solar, hidroelétrica, eólica, biocombustíveis.  Utilização de bicicletas.  Caminhadas.

  4- Substituição do transporte de materiais in natura por transporte de produtos transformados, beneficiados ou acabados. É muito melhor para o meio-ambiente –há muito menos emissão de CO2- se para o suprimento de um produto no mercado consumidor, os seus componentes forem transformados o mais próximo da origem das matérias-primas.  Principalmente se o lugar próximo à origem das materias-primas utilizar uma fonte de energia mais limpa do que o lugar intermediário ou final de tranformação.

  5- Consumir menos produtos industrializados, ou pelo menos se contentar com produtos cuja produção agridam menos o meio-ambiente.

  6- Campanhas de conscientização de comportamentos positivos para o meio-ambiente. 

  7- Substituição de plástico por madeira para a confecção de objetos.

  8- Utilização das correntes e ventos oceânicos para transporte, com planejamento logístico mais sofisticado.

  9- Acordos e tratados internacionais  para implementação de medidas saneadoras do meio-ambiente.

  10- Reciclagem de materiais.

PS:  As ações acima são recomendadas sob a hipótese de que haja aquecimento global, e que o aquecimento seja ruim.