sexta-feira, 7 de maio de 2010

Emissão Veicular de Gases Poluentes

 

Limites:

marcha lenta COc (% vol) HC (ppm) Fator Diluição
Var. Máx. 200rpm
600 a 1200rpm
3,50 700 máximo 2,5

Primeira inspeção veicular:  reprovado na emissão de CO,  em marcha lenta.  Valores medidos:

rpm COc (% vol) HC (ppm) Fator Diluição
910 4,70 244 0,92
2500 1,00 68 1,00

Valores medidos em oficina mecânica particular após concerto de carburador e regulagem de motor:

rpm CO HC Diluição
770 1,28 267 0,1368
2492 2,55 158 0,1505

 

Segunda inspeção veicular: aprovado. Valores medidos:

rpm COc (% vol) HC (ppm) Fator Diluição
780 1,87 200 1,46
2500 2,90 136 0,95

 

Conclusão: Após a regulagem do motor, exigida pela reprovação na primeira inspeção veicular oficial, o veículo passou a emitir, em 2500 rpm, após a aprovação na segunda inspeção veicular oficial, 2,9  vêzes (ou 290%) mais CO, monóxido de carbono, e 2 vêzes (ou 200%) mais HC, hidrocarbonetos, do que antes da primeira inspeção oficial.  Pelo contrário, em marcha lenta o veículo passou de 4,7% a 910 rpm para 1,87% a 780 rpm. Como a medida do tempo que um veículo passa em marcha lenta é muito menor do que a medida de tempo que um veículo passa em marcha acelerada, mesmo transitando dentro de cidade, creio que a reprovação, e, logo a regulagem, foi desnecessária, e piorou o grau de emissão.