terça-feira, 6 de julho de 2010

Os Elementos Básicos do Universo

Cern Large Hadron Collider - _46772675_3dview_cern766     Todo objeto material é constituído de moléculas, moléculas são constituídas de átomos, átomos são constituídos de prótons, nêutrons e elétrons, os quais são constituídos de quarks, e estes, por sua vez, são constituídos de partículas ainda menores. Pergunta-se: Existe um fim para esta sequência? Existem partículas básicas, que não possam ser divididas? Essas partículas que não podem ser divididas, elas não podem ser divididas porque existe impossibilidade física imediata para dividí-las ou elas são indivisíveis por natureza?  Existe alguma partícula indivível com massa? E partícula indivisível sem massa?  O que são esses elementos indivisíveis?

    O fato é que ninguém sabe o são esses elementos indivisíveis, nem se eles existem, nem que propriedades físicas apresentam. O LHC ( Large Hadron Collider) foi construído para tentar responder a questões como estas.

   A teoria das cordas (string theory) postula a existência de cordas, como elementos básicos, que vibram em frequências diferentes, e ao se combinarem  dão origem aos diferentes elementos do Universo.  Já que não sabemos o que são esses elementos indivisíveis, então chamemos esses elementos de cordas vibrantes.  Pergunta-se:  Quais são as regras de combinações dessas cordas? O que são essas cordas?  Como essas cordas se combinam para formar um átomo de hidrogênio, um fóton, um elétron?