sexta-feira, 12 de junho de 2009

Medições e registros

Medições e registros são essenciais para o conhecimento, tanto para as ciências naturais (ciências da terra, ciências da vida) como para as ciências humanas (ciências sociais), matemática, e engenharia.

Por medições entende-se registros de fenômenos observáveis, naturais ou artificiais, feitos por meio de instrumentos de medição. Por registros entende-se os registros feitos por instrumentos de medição ou por outros instrumentos que captem de algum modo algum fenômeno do Universo, os registros escritos descritivos de fenômenos do Universo captados por algum instrumento de observação, os registros verbais fornecidos por testemunha ocular de fenômeno reprodutível, e os registros verbais concordantes de fenômeno observado por um número elevado de testemunhas fidedignas.

Exemplos de instrumentos de medição: régua, termômetro, balança, velocímetro, tubo de Pitot, fotômetro, odômetro, amperímetro, voltímetro, aparelho de telemetria.

Exemplos de instrumentos com que se obtem registros (que não são instrumentos de medição): máquina fotográfica, filmadora, detector de metal, detector de radiação, aparelho de radiografia, aparelho de ultrassonografia, aparelho de ressonância magnética, espectrômetro de massa, sonar, radar, telescópios, microscópios, receptores de ondas eletromagnéticas (receptores de rádio, receptores de televisão, radiotelescópios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário