sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ordem e Entropia

supernova      Existe uma lei científica chamada de lei de entropia, que afirma que há no Universo uma tendência irresistível para a desordem, ou aumento da entropia (conceito da Física), no sentido da Termodinâmica. Em outras palavras, há uma tendência irresistível para o equilíbrio termodinâmico. Assim, a temperatura do Universo vai diminuindo até atingir uma temperatura constante.

    Considerando o axioma do Universo sempre existente, se a lei de entropia fosse universalmente válida, então o Universo deveria estar, hoje, a uma temperatura constante.  Portanto, pode-se, neste contexto, afirmar que a lei de entropia ou é parcialmente válida ou não é válida em nenhum lugar. Experimentalmente sabe-se que existe uma tendência ao aumento da entropia, logo é razoável afirmar-se que a lei de entropia é parcialmente válida. Exemplo de aumento de entropia: em dois copos com água, um a temperatura de 10 graus Celsius, e outro a uma temperatura de 30 graus Celsius, mistura-se o conteúdo dos dois copos. O resultado é água a uma temperatura constante maior que 10 graus e menor que 30 graus Celsius.

   Neste contexto, com a constatação da  lei de entropia parcial, e da existência da Natureza como a que vemos, com diferenças de temperatura, faz-se necessário a ação conjunta  de uma tendência à ordem, a que poderíamos chamar de Lei da Ordem. Observe-se que a Lei da Ordem, mesmo em presença de desordem, é suficientemente forte para predominar e moldar o Universo. A Natureza viva está aí para provar isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário