quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Universo Sem Fronteira

big_bang_02   

Não creio que o Universo tenha fronteira. Também não creio que seja espacialmente limitado. Também não creio que haja infinitude de matéria ou energia.  Para mim, o Universo é espacialmente infinito, materialmente finito, assintoticamentge plano, e materialmente coeso e não dispersante. Há um espaço adjascente ao que surgiu com o big bang, mas é parte do Universo, e não outro universo. As leis da Física podem mudar de uma região para outra, mas fazem parte do mesmo Universo.

    Se o Universo tivesse surgido com o “big bang”, então haveria uma fronteira para o Universo, que conteria toda a matéria e espaço, que seria uma expansão do “ovo cósmico” primordial. Não há nenhuma evidência para essa fronteira. Além do mais, a expansão seria em um espaço preexistente, ao contrário do que diz a teoria do big bang, que afirma que espaço e tempo surgiram do big bang. Não está explicado o que causou a explosão, nem como foi formado todo o espaço, nem o que é matéria, nem quais são as tranformações por que passa a matéria nas interações extremas.    

   Observe-se no diagrama acima, como há uma expansão num espaço preexistente.  Observa-se a fronteira do que surgiu da explosão, que é  aproximadamente o cone de luz formado desde o início, ou pelo menos algum tempo após a grande explosão (pois não se conhece bem o que ocorreu no momento e logo após a grande explosão).  Além disso, as leis da Física estão a determinar de fora, e de dentro do cone de luz, a própria expansão da  região limitada pelo cone de luz.

3 comentários:

  1. Acredito que o que existiu imediatamente antes da grande explosão, foi um buraco negro universal contendo toda a matéria e energia que atualmente se encontram dispersadas num espaço infinito e preexistente. Entendo que um buraco negro só explode quando consegue albergar a massa total e atingir a densidade máxima possível(não infinita). Quando isto acontece, ocorre um fenómeno estranho: a força da gravidade enfraquece ao ponto de a velocidade de fuga na superfície do buraco negro universal se tornar igual à velocidade da luz. Como o ovo cósmico está "ansioso" por se expandir à velocidade da luz, dá-se o big bang num espaço preexistente e todo o conteúdo se espalha em todas as direções do espaço profundo e infinito. O buraco negro não passa de uma estrela de fotões compactados. Nota: tudo isto é uma ideia absurdamente expeculativa. Fica ao critério de quem se der ao trabalho de ler tal coisa.

    ResponderExcluir
  2. Não existiu o big bang. O universo não teria condições de surgir de dentro para fora. Ele surgiu de fora para dentro. Veja detalhes em www.olhandoouniverso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro, Alberto. Li partes do site e achei espantoso. Faço, no entanto, alguns reparos: Na minha perspetiva, entendo o espaço como algo, literalmente, feito de nada. Tudo o que é matéria está em movimento,logo, qualquer corpo de massa está sucessivamente a ocupar um espaço vazio, desocupá-lo e ocupar outro de seguida. Se não existisse espaço vazio(nada), nenhum corpo de massa se deslocaria sequer o comprimento de plank. Para haver movimento, tem de existir espaço vazio para que uma particula se possa mover. Também não acredito na distorção espacial. O nada não se distorce,comprime ou expande porque não é material. O espaço, a meu ver, é infinito, não tem fronteiras; mas a matéria, embora em quantidade colossal, é finita. Penso que o Big Bang aconteceu e o Big Crunch acontecerá. No Princípio havia o Buraco Negro universal em movimento no vazio espacial, com a densidade máxima permitida pela natureza(não infinita), e albergando toda a matéria existente no universo. Por motivo desconhecido(talvez enfraquecimento súbito e enorme da força gravitacional em condições de densidade máxima),explodiu, enviando para o espaço circundante a maior parte do material que o compunha sob a forma de particulas, talvez, ainda mais elementares que os próprios quarks a temperaturas inimagináveis. A parte remanescente do Buraco Negro (que não se desintegrou), é,atualmente, o " Grande Atrator", ou seja, o corpo celeste que se encontra no centro do universo. Em torno dele, giram todas as galáxias existentes num movimento de translação espiralado a caminho do Big Crunch. Note-se que a matéria remanescente do buraco negro universal teria a forma de um objeto esférico muito compacto ainda assim muito massivo e seria um buraco negro envolvido pelo material que foi expelido em todas as direções do espaço.atualmente, devido à acreção de matéria que se verificou ao longo de milhares de milhões de anos, o corpo central terá, agora, uma massa monstruosa. Abraço e Saúde!

      Excluir