quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Universo e o Vácuo

supernova1000-s

    O Universo não pode ter surgido do nada. Aliás, como o Universo não tem início (que é meu axioma áureo de trabalho), então não faz sentido afirmar que surgiu de algo. Na frase, repetida ad nauseam por cientistas teóricos, “O Universo surgiu do nada”, há dois erros. Não só o Universo não surgiu, dado que sempre existiu, como também, se tivesse surgido, não poderia ter surgido do nada; teria de ter surgido de algo anterior a ele.

     Explica-se que cientistas tidos como sérios façam referência à criação ex nihilo, do nada, pelo fato de praticarem diariamente a Matemática, ciência que admite elemento neutro para operações algébricas, e estarem acostumados com esses tipos de operações algébricas. Assim, para números reais, por exemplo, a + (-a)=0. Além disto, operações com elementos neutros, com soma zero, podem ser definidas não só  para números como também para funções, vetores, matrizes,  operadores sobre espaço de vetores, operadores sobre espaço de operadores, e assim ad infinitum. Mas na Natureza talvez não valha nenhuma álgebra de soma zero. Talvez não haja anti-matéria.

Um comentário:

  1. O universo surgiu sim, do nada. O universo é a criação da matéria. Antes não existia a matéria. Repentinamente surgiu a matéria. Veja detalhes no blog:www.olhandoouniverso.blogspot.com

    ResponderExcluir