quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ciência e Desenvolvimento

      Tenho identificado na Ciência quatro dimensões que agem, ou conjuntamente ou sequencialmente, para a consecução de objetivos, ou implementação de projetos tecnológicos: Matemática, Engenharia, Ciências específicas, Tecnologia. Em cada fase de construção ou implementação de um projeto, nota-se cada uma destes fatores.

       Matemática: métodos matemáticos: modelos matemáticos, Ciência da Computação, métodos estatísticos,...

       Engenharia: Civil, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, de Materiais, Naval, Ambiental, …

       Ciências: da Terra, da Vida, Espacial, Atmosférica,…

       Tecnologia: soluções de análise em laboratórios, construções em oficinas.

      Matemática aperfeiçoa soluções de Engenharia e Ciências. Engenharia produz máquinas e equipamentos a serem utilizados para medições, observações e tranformações em Ciências e Tecnologia. Ciências específicas produzem soluções tecnológicas, a Tecnologia, e produzem elementos para serem utilizados em Engenharia, como, p.ex., novos materiais. Tecnologia, resultado de sucesso da atuação  dos outros fatores, fornece soluções tecnológicas para a Engenharia, e Matemática.

     Assim, todo governo que queira desenvolver a indústria de seu País, deve investir intensa  e balanceadamente nestes quatro fatores. Se um dos fatores for negligenciado, o sucesso não é garantido, pois a cadeia do “ciclo virtuoso” se rompe, e o conhecimento não tem como fluir adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário