terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fractais e Modelos Matemáticos da Realidade Física

  fractal-triangulos     fractal21

    Fractais não são modelos de nenhum sistema da realidade física, são apenas objetos matemáticos teóricos. Quando começaram a ser divulgados os fractais, utilizou-se, como motivação, o argumento de que laranjas não são esferas, mesas não são planos, a fronteira da Inglaterra não é uma curva lisa, etc. Apresentariam todos estrutura fractal. Assim, os fractais viriam explicar todas as coisas que antes, éramos obrigados, por ignorância, a tentar modelar com entidades matemáticas simples tais como pontos, retas, curvas lisas, esferas, emprestados da Geometria, ou da Análise Matemática. Porém fractais tampouco servem como modelos para esses mesmos elementos, que se pretendia  modelados por eles.

     Objetos físicos não apresentam a cacterística de auto-similaridade como os fractais. E a razão para isto reside na própria estrutura física da matéria, formada por átomos oscilantes, com forças fracas entre átomos; prótons, nêutrons e elétrons, e forças fortes entre eles, quarks, etc; além da heterogeneidade química, anisotropia, e toda sorte de comportamentos não lineares dos materiais e agregados de materiais.

     Coincidentemente existem na Natureza alguns objetos que se assemelham grosseiramente a fractais truncados. É o caso de um tipo de brócolis, da ramificação pulmonar, folhas, e árvores. Porém, fractais truncados não são fractais, do mesmo modo que um segmento finito de reta não é uma reta.

,

Nenhum comentário:

Postar um comentário